PUBLICIDADE

Rússia quer que negociação nuclear com Irã seja retomada logo

Chanceler russo disse que Irã havia demonstrado 'vívido interesse' na proposta

Atualização:

MOSCOU

PUBLICIDADE

 - O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse nesta quarta-feira, 17, esperar que as negociações entre as potências mundiais e o Irã sobre o programa nuclear iraniano sejam retomadas em breve e usem a proposta de Moscou como base.

Lavrov disse que o Irã havia demonstrado um "vívido interesse" na proposta, cujos detalhes ainda não foram divulgados ao público.

"Esperamos que isso nos ajude a seguir em frente mais rápido do que temos visto até o momento, e que possamos retomar as negociações em breve", disse Lavrov em coletiva de imprensa conjunta com o ministro das Relações Exteriores iraniano, Ali Akbar Salehi.

Salehi elogiou a proposta de Moscou para sua abordagem "passo a passo" na disputa, dizendo que continha "elementos bons" e que Teerã iria estudar os detalhes.

O presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad na terça-feira recebeu positivamente a tentativa de Moscou de reavivar os diálogos com as seis potências mundiais que consideram o programa iraniano de enriquecimento nuclear pode ter como objetivo a produção de armas nucleares, mas também foi vago sobre o que seria a agenda.

Lavrov apresentou ao presidente norte-americano, Barack Obama, no mês passado uma abordagem passo a passo segundo o qual o Irã trataria de seu programa nuclear e seria recompensado com um levantamento gradual das sanções.

Publicidade

Lavrov também disse que a usina nuclear de Bushehr, que a Rússia concordou em construir nos anos 1990, começaria a operar muito em breve e que a data estava sendo determinada junto com o Irã.

Um diplomata russo disse neste ano que a usina provavelmente estaria operando até o começo de agosto.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.