AP/Misha Japaridze
AP/Misha Japaridze

Rússia vive dia de luto pela morte de 113 pessoas em boate

O presidente russo Medvedev declara esta segunda-feira dia nacional de luto no país; 121 estão hospitalizados

Reuters, AP,

07 de dezembro de 2009 | 09h44

Bandeiras hasteadas apenas até o meio do meio mastro e o cancelamento da programação de entretenimento por toda a Rússia nesta segunda-feira,7, deixam o país em luto pelos 113 mortos durante incêndio em uma boate no fim de semana.

 

Veja também:

linkPresidente russo promete punição a donos da boate incendiada

link Na Argentina, incêndio em discoteca matou 193 pessoas em 2004

 

Muitas pessoas deixam flores vermelhas e brancas ao longo da entrada coberta de neve diante do cenário da tragédia, a Lame Horse Club, na cidade de Perm, nos Urais, a 1.150 km a leste de Moscou. A boate é acusada de ignorar as normas de segurança contra fogo por anos.

 

O incêndio, ocorrido perto de meia noite de sábado, foi provocado por fogos de artifício que estavam no palco da boate, causando um incêndio que matou 98 pessoas no local. Muitas vítimas foram mortas quando tentavam sair, em pânico, por uma única porta de de escape. Segundo autoridades, cerca de 121 pessoas ainda encontram-se hospitalizadas, muitas em condições críticas, sendo que algumas foram transferidas para os hospitais de Moscou, São Petersburgo e Chelyabinsk.

 

O presidente Dmitry Medvedev declarou esta segunda-feira dia nacional de luto. A polícia prendeu o dono e mais dois diretores do club. O primeiro-ministro Vladimir Putin visitou alguns dos feridos que estão recebendo tratamento em hospitais.

 

Médicos disseram que muitos dos feridos tem mais de 50% de seu corpo queimado e alguns são mantidos vivos com respiração artificial. As vítimas tinham entre 20 e 30 anos. Fotos de muitos dos jovens foram colocadas por familiares, iluminadas por velas, do lado de fora da boate, em temperaturas abaixo de zero graus.

Tudo o que sabemos sobre:
Rússiaincêndio em boate

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.