Socialista Hollande lidera pesquisa de popularidade na França

O socialista François Hollande, favorito para assumir a candidatura da esquerda na eleição presidencial francesa de 2012, é o político mais popular do país, segundo pesquisa do instituto Ipsos divulgada na segunda-feira pela revista Le Point.

REUTERS

20 de junho de 2011 | 17h56

Cerca de 59 por cento dos entrevistados dizem ter uma opinião favorável a respeito desse esquerdista da velha guarda, que ganhou protagonismo político desde que seu rival Dominique Strauss-Kahn caiu em desgraça, acusado de crimes sexuais.

É a primeira vez que Hollande, que ganhou seis pontos desde o mês passado, lidera a lista.

Strauss-Kahn, que era diretor do Fundo Monetário Internacional e se diz inocente das acusações de estupro contra uma camareira de hotel em Nova York, recebeu uma aprovação de 27 por cento.

Em maio, quando o escândalo estourou, ele tinha o aval de 40 por cento dos eleitores e era visto como favorito para representar o Partido Socialista.

Embora Hollande tenha aparecido como o político mais popular entre o eleitorado, ele ficou atrás da dirigente socialista Martine Aubry quando se leva em conta apenas a opinião dos eleitores de esquerda. Na pesquisa geral, Aubry ficou em sexto lugar.

O presidente conservador Nicolas Sarkozy recebeu 30 por cento de opiniões favoráveis na pesquisa, um ponto percentual a menos que no mês passado.

Foram ouvidas 968 pessoas por telefone entre os dias 17 e 18 de junho.

(Reportagem de Alexandria Sage)

Tudo o que sabemos sobre:
FRANCAHOLLANDEPESQUISA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.