Ina Fassbender/Reuters
Ina Fassbender/Reuters

Trabalhador morre em explosão de bomba da 2a Guerra na Alemanha

Outras oito pessoas ficaram feridas após o acidente

Petra Wischgoll, Reuters

03 de janeiro de 2014 | 17h20

Uma bomba da época da Segunda Guerra Mundial explodiu em uma obra de construção na cidade alemã de Euskirchen, perto de Bonn, nesta sexta-feira, matando o operador da escavadeira mecânica que deslocou o explosivo e ferindo outros oito funcionários.

Imagens transmitidas pela televisão mostraram destroços da cabine da escavadeira e de uma cabana próxima, além de pedaços de portas e janelas estourados na explosão.

"Durante as escavações a máquina desencobriu uma bomba da época da guerra, que explodiu. O operador foi morto e vários outros perto da escavadeira ficaram feridos. Dois estão gravemente feridos e seis levemente", disse o porta-voz da polícia, Norbert Hardt.

"A explosão causou um dano significativo também nas ruas adjacentes, onde vidros e portas de garagem rebentaram", acrescentou.

Euskirchen está localizada na Renânia do Norte-Vestfália, o Estado mais populoso da Alemanha. Durante a Segunda Guerra, o Estado foi atingido por bombas dos aliados, uma vez que abriga uma das áreas mais densamente industriais do país.

Todos os anos centenas de bombas da época da guerra são descobertas na Alemanha, apesar de a maioria delas ser detonada com sucesso.

O Ministério do Interior do Estado afirmou que 706 bombas foram desativadas em 2012, sendo que 239 delas pesavam mais de 50 quilos.

Peritos têm usado cada vez mais fotos aéreas dos aliados da época para encontrar bombas não detonadas, embora muitas sejam descobertas acidentalmente durante obras de construção.

Tudo o que sabemos sobre:
ALEMANHAEXPLOSAOIIGUERRA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.