Osman Orsal/Reuters
Osman Orsal/Reuters

Turquia anuncia fechamento temporário de embaixada na Síria

Ministério pediu a cidadãos turcos na Síria para que retornassem ao país o quanto antes

REUTERS

26 de março de 2012 | 08h11

ANCARA - A Turquia suspendeu nesta segunda-feira, 26, todas as atividades em sua embaixada em Damasco, capital síria, informou o Ministério das Relações Exteriores.

Veja também:
especialMAPA: 
A revolta que abalou o Oriente Médio
mais imagens OLHAR SOBRE O MUNDO: Imagens da revolução
tabela ESPECIAL: Um ano de Primavera Árabe 

Na semana passada, o ministério pediu a todos os cidadãos turcos na Síria para que retornassem à Turquia o quanto antes, dizendo que planejava fechar a seção consular de sua embaixada em Damasco, o que fez em 22 de março.

Toda a equipe foi retirada, incluindo o embaixador, que havia retornado recentemente para Damasco, depois de ser trazido de volta para Ancara por muitos meses, já que as relações com o governo de Assad tornaram-se frias.

A Turquia, que dá refúgio para mais de 16 mil sírios que fugiram da violência em seu país de origem, deu abrigo para soldados do grupo rebelde Exército Síria Livre e permite que a oposição síria se reúna regularmente em Istambul.

Em 1 de abril, a Turquia sediará uma reunião do grupo "Amigos da Síria", que reúne em sua maioria governos árabes e ocidentais, para encontrar meios de pressionar Assad a parar com a sua repressão militar, durante a qual o país caminha para a beira de uma guerra civil.

Tudo o que sabemos sobre:
Primavera ÁrabeTURQUIASIRIAEMBAIXADA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.