Turquia lança ataque aéreo no nordeste do Iraque--PKK

O exército da Turquia lançou um ataque aéreo neste domingo no nordeste do Curdistão, já em território iraquiano, na mais recente operação contra rebeldes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) abrigados na remota área, disse um porta-voz do PKK.

REUTERS

13 de novembro de 2011 | 12h13

Pelo menos um avião de guerra turco lançou uma ofensiva na área das montanhas iraquianas de Qandil no final da manhã deste domingo, mas não há confirmação de danos ou feridos, disse à Reuters o porta-voz do PKK, Dozdar Hamo.

Autoridades turcas não confirmaram imediatamente a operação. A União Europeia (UE) e os Estados Unidos, assim como a Turquia, consideram o PKK uma organização terrorista.

O exército turco tem lançado ataques aéreos e missões limitadas por terra no nordeste do Iraque desde agosto, após o crescimento de ataques separatistas pelo PKK, depois do fim do cessar-fogo.

O PKK vem realizando ataques nas remotas montanhas do Iraque como parte de sua luta por mais autonomia e direitos do Curdistão. Mais de 40 mil pessoas já foram mortas desde que o PKK levantou armas, em 1984.

Líderes turcos prometeram vingança no mês passado, com ataques aéreos e por terra após o PKK liderar um dos mais sangrentos ataques no conflito, matando 24 soldados turcos em ataques-surpresa a postos militares no sul do país.

(Reportagem de Shamal Aqrawi; Texto de Patrick Markey)

Tudo o que sabemos sobre:
TURQUIAATAQUE*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.