Turquia localiza corpos de pilotos de avião derrubado

O comando das Forças Armadas da Turquia disse nesta quarta-feira que localizou os corpos dos dois pilotos do caça F-4, abatido pela Síria no mês passado, e informou que está tentando recuperá-los do fundo do mar.

Reuters

04 de julho de 2012 | 10h20

As relações entre Turquia e Síria atingiram um novo pico de tensão depois que a Síria derrubou um avião de reconhecimento turco sobre o Mediterrâneo em 22 de junho, o que levou a uma resposta firme da Turquia, que ameaçou agir de maneira "decisiva".

A Síria alega que derrubou o caça em defesa própria quando a aeronave invadiu o espaço aéreo do país. A Turquia diz que o avião violou acidentalmente o espaço aéreo sírio por poucos minutos, mas depois foi abatido em uma área internacional.

Os militares sírios estavam em busca dos pilotos deste então e nesta semana levaram um navio especializado para recuperar os destroços da aeronave a cerca de 1.000 metros de profundidade.

Os militares não informaram a localização dos corpos do capitão Gokhan Ertan e do tenente do ar Hasan Huseyin Aksoy.

A Turquia aumentou sua presença militar na fronteira desde o incidente e caças de combate F-16 fizeram sobrevoos na região por três dias seguidos depois que helicópteros de transporte sírios foram avistados perto da fronteira com a Turquia.

(Reportagem de Jonathon Burch)

Mais conteúdo sobre:
TURQUIASIRIACORPOSPILOTOS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.