Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

UE espera que mensagem dos EUA abra 'novo capítulo' com Irã

Em vídeo dirigida ao povo iraniano, Obama propõe novo começo e 'respeito mútuo' na relação com Teerã

Agências internacionais,

20 de março de 2009 | 08h34

O alto representante para Política Externa e Segurança Comum da União Europeia (UE), Javier Solana, afirmou nesta sexta-feira, 20, esperar que a mensagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Irã permita "abrir um novo capítulo nas relações com Teerã".

 

Veja também:

Obama propõe 'novo começo' nas relações com o Irã

Irã elogia mensagem, mas exige passo concreto

Altos e baixos da relação entre Irã e EUA

 

Solana, em declarações ao chegar à cúpula de chefes de Estado e Governo da União Europeia, considerou que a mensagem de Obama é "muito construtiva" e manifestou sua esperança de que os responsáveis iranianos "atuem com inteligência".

 

Obama enviou uma mensagem de conciliação ao Irã, na qual disse que os EUA querem pôr fim a 30 anos de confronto com esse país, se o regime islâmico de Teerã renunciar às ameaças. Solana disse confiar em que os responsáveis iranianos "prestem atenção" à mensagem, que representa "uma oferta muito boa" por parte do presidente americano.

 

O alto representante da UE disse que uma nova era nas relações com Teerã deve incluir o programa nuclear iraniano, assim como assuntos regionais, em uma aparente referência ao Afeganistão ou ao processo de paz no Oriente Médio. Solana indicou sua opinião de que os líderes iranianos deveriam começar a pensar em retomar contatos diretos com o governo dos Estados Unidos.

Tudo o que sabemos sobre:
IrãEUAUnião Europeia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.