29 de setembro de 2015 | 16h02
O ex-analista e colaborador da Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden abriu nesta terça-feira, 29, sua conta na rede social Twitter. Na primeira postagem, perguntou: "Você pode me ouvir agora?". A conta - @snowden - foi aberta do exílio, na Rússia.
Em cerca de um hora na rede, ele somava mais de 171 mil seguidores. A mensagem inicial foi retuitada mais de 25 mil vezes em uma hora. Em seu perfil, Snowden diz que costumava trabalhar para o governo. "Agora, eu trabalho para o público".
Can you hear me now?— Edward Snowden (@Snowden) September 29, 2015
Depois, ele continua uma interessante conversa com o astrofísico Neil deGrasse Tyson sobre a recente descoberta de água em Marte e brinca: "Você acha que eles checam o passaporte na fronteira?".
Em 2013, após fazer as revelações sobre o amplo esquema de espionagem conduzido pelos serviços secretos americanos que tornaram-se um grande escândalo para o governo nos EUA, Snowden passou 40 dias na área de trânsito no Aeroporto de Sheremetyevo antes de obter o asilo temporário na Rússia, que tem sido renovado.
Snowden termina com a frase com "Perguntando para um amigo", uma aparente referência aos primeiros tuítes do presidente Barack Obama na mesma rede social. Na ocasião, após dar as boas-vindas a Obama, o ex-presidente Bill Clinton pergunta se o usuário permanecerá com o cargo - sua mulher Hillary Clinton é pré-candidata democrata à Casa Branca - e adiciona a hashtag #askingforafriend (perguntando para um amigo).
Welcome to @Twitter, @POTUS! One question: Does that username stay with the office? #askingforafriend— Bill Clinton (@billclinton) May 18, 2015
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.