Don EMMERT / AFP
Don EMMERT / AFP

18% da população, latinos ocuparão 8% do Congresso americano

Partido Democrata terá 33 representantes latinos, dos 44 candidatos que concorreram

O Estado de S.Paulo

08 Novembro 2018 | 21h47

WASHINGTON  - O novo Congresso americano terá um número recorde de legisladores de origem latina e chegará a pelo menos 42 após as eleições de meio de mandato de terça-feira. Dos 535 membros das duas Casas, 8% representam esse grupo. Na população americana de 325,7 milhões, eles significam uma parcela de 18% (57,8 milhões de pessoas), o maior grupo étnico minoritário dos EUA. 

O Partido Democrata terá 33 representantes latinos, dos 44 candidatos que concorreram. 

No Partido Republicano, o número de eleitos é de 7 dos 15 que estavam na disputa. Os vencedores se juntarão aos senadores Catherine Cortez Masto (democrata do Estado de Nevada) e Marco Rubio (republicano pela Flórida), que não concorreram nessas eleições por ainda cumprirem seus mandatos.     

Entre o eleitos, destaca-se a porto-riquenha Alexandria Ocasio-Cortez, do Partido Democrata de Nova York, a mais jovem deputada eleita na história do país, aos 29 anos. 

Na Flórida, que tem 70% da população de origem latina, a democrata Debbie Mucarsel-Powell foi eleita e será a primeira equatoriana a ocupar um assento na Câmara dos Deputados americana.     

Do lado republicano, o número de representantes latinos caiu de oito para seis. Cinco deles foram reeleitos, sendo que o deputado Jaime Hererra-Beutler ainda tem chances de reeleição em Washington. 

Uma disputa para a Câmara ainda estava em aberto nesta quinta-feira em um dos distritos do Orange County, na Califórnia. O democrata Gil Cisneros enfrentava a republicana Young Kim, que tentava se tornar a primeira imigrante americana-coreana a se eleger para a Câmara. Cisneros é um candidato de primeira viagem que ficou famoso por ter ganhado US$ 266 milhões (R$ 994) na loteria americana. / W. Post

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.