A favor

Michael Bloomberg

PUBLICIDADE

Atualização:

O prefeito de Nova York que navegou entre os partidos Democrata e Republicano, transformou-se no mais destacado defensor da construção do centro islâmico a dois quarteirões de onde ficavam as Torres Gêmeas do World Trade Center. Três fatores determinaram a adoção da defesa da obra. Primeiro, Bloomberg é judeu e sofreu com o antissemitismo na infância. Ele teme que hoje os muçulmanos também sejam vítimas de preconceito. Em segundo lugar, é considerado um "liberal" em questões sociais e não precisa agradar ao eleitorado conservador - está em seu terceiro mandato. Tampouco depende de doações, já que é bilionário.

PUBLICIDADE

Por último, o prefeito mantém boa relação com líderes muçulmanos em Nova York, incluindo os idealizadores do projeto Park51. A brasileira de origem palestina Fátima Shama é seu braço direito. De origem muçulmana, ela sempre serve de conselheira para Bloomberg em assuntos ligados ao islamismo.

Chris ChristieGovernador republicano de New Jersey Andrew CuomoCandidato democrata ao governo de Nova York Jornais "The New York Times" e "Daily News"

30% da população dos EUA

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.