Abbas e Mubarak discutirão paz amanhã no Egito

O líder palestino Mahmoud Abbas vai se reunir com o presidente egípcio, Hosni Mubarak amanhã, informou um diplomata palestino. Abbas vai resumir para Mubarak o resultado dos "últimos contatos com o governo norte-americano sobre os esforços dos Estados Unidos para congelar a construção de assentamentos e retomar as negociações", disse o embaixador Barakat al-Farra à agência estatal de notícias egípcia Mena.

AE, Agência Estado

08 de dezembro de 2010 | 12h52

Os dois líderes, que se encontrarão no Egito, vão discutir "medidas que a liderança palestina vai tomar à luz desses contatos". Ontem, os Estados Unidos admitiram que retiraram a exigência de que Israel renove a moratória de novas construções de assentamentos judaicos na Cisjordânia, a condição estabelecida pelos palestinos para a retomada das conversações de paz.

Hoje, Abbas disse que o processo de paz está em crise após o anúncio de Washington. O ministro de Relações Exteriores do Egito, Ahmed Abul Gheit, pediu à comunidade internacional que peça o "final do jogo" e estabeleça um prazo final claro para um acordo de paz. "A visão egípcia é: vamos entrar num acordo e encerrar o jogo", disse Abul Gheit durante visita à Bulgária. "Encerrar o jogo significa que a comunidade internacional vai concordar com parâmetros para um acordo". As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.