Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Abbas marca eleições palestinas para 24 de janeiro

Grupo Hamas, que controla a Faixa de Gaza, rejeitou a proposta do líder palestino.

BBC Brasil, BBC

23 de outubro de 2009 | 18h21

As próximas eleições presidenciais e parlamentares nos territórios palestinos, incluindo a Faixa de Gaza, foram marcadas para o dia 24 de janeiro, segundo declarou nesta sexta-feira o presidente palestino, Mahmoud Abbas.

Um comunicado do líder do Fatah "convida todos os palestinos de Jerusalém, Cisjordânia e Faixa de Gaza a participar de eleições presidenciais e legislativas livres e diretas no domingo, 24 de janeiro de 2010".

Abbas havia declarado na terça-feira que iria marcar a data do pleito, uma medida que analistas dizem ser uma forma de pressionar o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, a aceitar um acordo com o Fatah.

Mas o Hamas havia dito que não aceitaria uma data imposta unilateralmente por Abbas. Segundo o grupo palestino, a eleição prejudicaria as negociações de reconciliação entre as duas facções palestinas.

A posição do Hamas foi reiterada após o anúncio desta sexta-feira.

Histórico

Nas últimas eleições presidenciais, em janeiro de 2006, o Hamas conquistou uma vitória parlamentar sobre o Fatah, gerando uma onda de protestos internacionais e um boicote econômico aos territórios palestinos.

Em uma tentativa de conquistar reconhecimento internacional, o Hamas aceitou formar um governo de unidade nacional com o Fatah.

A iniciativa não funcionou e, após meses, as tensas relações entre os dois grupos explodiram em junho de 2007 quando, após confrontos armados entre eles, o Hamas expulsou militantes do Fatah da Faixa de Gaza, assumindo o controle da região.

O Egito vem mediando um acordo entre as duas facções há meses e propôs recentemente a realização das eleições em meados do ano que vem. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Tudo o que sabemos sobre:
palestinoabbashamasfatah

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.