30 de maio de 2011 | 11h28
O líder palestino Mahmud Abbas ao lado do general Tantawi, do Egito, nesta segunda
CAIRO - O presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas, expressou nesta segunda-feira, 30, no Cairo, a disposição dos palestinos a retomar as negociações com Israel a partir do discurso que o presidente americano, Barack Obama, proferiu em 19 de maio.
Veja também:
Mapa: as fronteiras da guerra no Oriente Médio
Leia a íntegra do discurso de Obama
Segundo a agência oficial de notícias egípcia Mena, Abbas deu estas declarações durante sua reunião com o chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas egípcias, general Hussein Tantawi.
Abbas se referia ao discurso de Obama sobre o Oriente Médio no qual afirmou que "as fronteiras de Israel e Palestina devem se basear nas linhas de 1967", um anúncio que representa um claro apoio às reivindicações dos palestinos para seu futuro Estado.
O presidente da ANP assinalou ainda que as futuras negociações com Israel devem ser baseadas na Iniciativa Árabe de Paz, aprovada em 2002 e que fixa os parâmetros para encerrar o conflito entre palestinos e israelenses.
No entanto, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, deixou claro que Israel não pode aceitar as fronteiras vigentes antes da guerra de 1967.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.