Acidente de trem deixa pelo menos nove mortos na Itália

Acidente de trem deixa pelo menos nove mortos na Itália

Deslizamento de terra atingiu veículo, que quase caiu dentro de um rio.

BBC Brasil, BBC

12 de abril de 2010 | 13h30

Pelo menos nove pessoas morreram e cerca de 30 ficaram feridas quando um deslizamento de terra provocou o descarrilamento de um trem no nordeste da Itália, na manhã desta segunda-feira, segundo a imprensa local.

O acidente ocorreu em um vale montanhoso perto da cidade de Merano, um centro de esportes de inverno próximo à fronteira com a Áustria.

Árvores ao longo dos trilhos impediram que o trem caísse dentro do rio Adige, e equipes do corpo de bombeiros estão usando cabos para que os vagões não escorreguem.

Investigações iniciais sugerem que o desabamento ocorreu por causa da explosão de um cano em um sistema de irrigação.

'Erro de contagem'

Autoridades italianas chegaram a divulgar que o número de mortos era de 11, mas depois revisaram o total para nove, alegando que houve um "erro de contagem".

Mas o governador provincial Luis Durnwalder disse à agência de notícias Ansa que este número não é final, "pois ainda pode haver alguém soterrado".

Uma testemunha, Alex Rowbotham, disse à BBC que a frente do trem "desapareceu". "O trem está pendurado nos trilhos a cerca de cinco metros do rio", afirmou.

A linha férrea, que liga Castelbello a Laces, foi inaugurada em 2005 e é uma mas das mais modernas da Itália.

Ela está instalada no fundo de um vale nos Alpes, cercada de montanhas de até 3 mil metros de altitude.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.