
18 de março de 2010 | 21h06
Um fugitivo acusado de ter sequestrado um avião americano e o levado a Cuba em 1968 admitiu a responsabilidade pelo crime nesta quinta-feira nos Estados Unidos.
"No dia 24 de novembro de 1968 eu participei em uma conspiração para sequestrar um avião e o levei à Havana, Cuba", disse o americano Luis Armando Pena Soltren, de 67 anos a um juiz no tribunal em Nova York.
Soltren disse que iniciou o sequestro ameaçando um atendente do voo que deveria seguir para Porto Rico com uma faca.
"Disse a ele que este era um sequestro e que precisava que ele abrisse a cabine do piloto", disse Soltren, por meio de um intérprete.
Defesa
Seu advogado, James Neuman, disse que Soltren realizou o sequestro por estar desesperado para voltar à Cuba para ver o pai, que estava hospitalizado e que seu cliente estava "profundamente arrependido".
Dois de seus cúmplices voltaram de Cuba para os EUA nos anos 70 e foram condenados a 12 e 15 anos de prisão, respectivamente.
Soltren se entregou à polícia americana quando voltou de Cuba em outubro, após 41 anos vivendo no país caribenho. A sentença dele deve ser anunciada em junho.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
Encontrou algum erro? Entre em contato