Sonny Tumbelaka/AFP Photo
Sonny Tumbelaka/AFP Photo

Aeroporto de Bali fecha pelo segundo dia consecutivo por ameaça do vulcão

Além das colunas de fumaça, há lava brotando da cratera; cancelamento de voos afetou quase 60 mil passageiros

O Estado de S.Paulo

28 Novembro 2017 | 04h26

INDONÉSIA - O Aeroporto Internacional Ngurah Rai, na ilha de Bali, permanecerá fechado nesta terça-feira, 28, pelo segundo dia consecutivo, devido ao alerta máximo diante da possível erupção do vulcão Agung. Por conta disso, milhares de pessoas foram impedidas de viajar.

+++ Duas semanas em Bali, Bangcoc e Cingapura

"O fechamento do aeroporto de Bali é ampliado até a manhã de quarta-feira. As autoridades aeroportuárias continuam com suas avaliações", declarou em um comunicado Sutopo Purwo Nugroho, diretor de informação da Agência Nacional de Gestão de Desastres.

A fumaça representa uma ameaça mortal para as aeronaves. Na segunda-feira, 27, o aeroporto cancelou 445 voos nacionais e internacionais, o que afetou 59 mil passageiros. O medo é de que a fumaça afete os motores dos aviões e provoque um acidente.

A agência advertiu que uma erupção maior é possível, mesmo que um especialista em vulcões do governo tenha dito que a atividade poderia continuar durante semanas no mesmo nível sem que haja uma erupção explosiva. Com o alerta, o governo da Indonésia decidiu retirar 100 mil pessoas de áreas ameaçadas pelo risco de erupção do vulcão.

O vulcão ainda expulsa nuvens de fumaça cinza de até três mil metros de altura, colunas de vapor de água e há lava brotando pela cratera. As explosões do Agung podem ser ouvidas a uma distância de 12 quilômetros.

++ Agência alerta sobre o risco de inundações de material vulcânico na Indonésia

A nuvem de fumaça que afetou 22 povoados perto do vulcão se dirige nesta terça-feira em direção ao sudeste, atraída pela baixa pressão do ciclone tropical Cempaka, situado perto da costa sul da ilha de Java. /AP e EFE

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.