Afeganistão aprova negociação entre Taleban e EUA

O governo do Afeganistão deu nesta quarta-feira sua bênção às conversações de paz entre insurgentes do Taleban e os Estados Unidos e para a abertura de um escritório do grupo islamita no Catar.

AE, Agência Estado

04 de janeiro de 2012 | 12h04

"Para resguardar o país da guerra, de conspirações, assassinatos de pessoas inocentes e para chegar à paz, o Afeganistão concorda com as negociações entre Estados Unidos e Taleban, que vai resultar na criação de um escritório do Taleban no Catar", disse o governo em comunicado.

O Taleban anunciou na terça-feira que havia entrado em "acordo inicial com lados relevantes, incluindo o Catar" para estabelecer seu primeiro escritório de representação fora do Afeganistão.

A medida é vista como precursora das negociações para encerrar a sangrenta guerra entre o Taleban e o governo do presidente afegão Hamid Karzai, apoiado pelos Estados Unidos.

O documento diz que o governo "considera as negociações a única forma de chegar à paz e encerrar a guerra e a violência que tem sido imposta ao nosso povo". As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
AfeganistãoTalebanescritórios

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.