Agência da ONU faz nova tentativa de retomar investigação no Irã

Após encontro, relatório será divulgado analisando o programa nuclear iraniano

Reuters

21 de agosto de 2012 | 17h15

VIENA - A agência nuclear da ONU fará na próxima sexta-feira uma nova reunião com o Irã para tentar responder dúvidas sobre o programa nuclear do país, mais de dois meses depois do fracasso de uma tentativa anterior.

Veja também:

link Irã apresenta atualizações de mísseis e outras armas

link EUA ainda creem que Irã não está perto da bomba atômica

Em uma curta nota divulgada nesta terça-feira, 21, a Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA) confirmou a reunião, a ser realizada na Embaixada do Irã em Viena, conforme diplomatas haviam antecipado à Reuters.

Dias depois, a AIEA vai divulgar seu novo relatório trimestral sobre o programa nuclear iraniano, que os EUA e seus aliados suspeitam estar voltado para o desenvolvimento de armas. Teerã insiste no caráter pacífico das suas atividades, argumentando que seu objetivo é apenas gerar eletricidade com fins civis.

A reunião pode representar uma última chance para o Irã influenciar no conteúdo do relatório, caso ofereça concessões para o acesso de inspetores da ONU a instalações, funcionários e documentos. Diplomatas ocidentais, no entanto, duvidam de alguma solução imediata para o impasse.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.