PUBLICIDADE

Agência sul-coreana diz que espiões da Coreia do Norte estão envolvidos na morte de Kim Jong-nam

Legislador que assistiu às reuniões privadas afirmou que funcionários diziam que o ditador Kim Jong-un havia colocado em funcionamento uma máquina ‘de terrorismo de Estado’ para provocar a morte do irmão

Atualização:

SEUL - Quatro espiões norte-coreanos estariam envolvidos na morte do meio irmão do ditador Kim Jong-un, segundo informaram nesta segunda-feira, 27, representantes das agências de segurança da Coreia do Sul.

Em reuniões privadas com legisladores sul-coreanos, enviados do Serviço Nacional de Inteligência disseram que quatro dos norte-coreanos identificados como suspeitos pela polícia por suposta ligação com a morte de Kim Jong-nam são funcionários do Ministério de Segurança Estatal, a agência de espionagem da Coreia do Norte.

Kim Jong-nam vivia no exílio desde que foipreterido no comando do país Foto: Shin In-seop/AP

PUBLICIDADE

Segundo Li Cheol Woo, um dos legisladores que assistiu às sessões, os funcionários afirmaram que outros dois suspeitos estão vinculados ao Ministério das Relações Exteriores norte-coreano. Kim Byeong-ki, outro legislador, relatou que os funcionários disseram que Kim Jong-un colocou em funcionamento uma máquina “de terrorismo de Estado” para provocar a morte do irmão.

Os legisladores não informaram como os funcionários obtiveram essa informação ou que papel específico teriam desempenhado os agentes norte-coreanos.

A agência de segurança sul-coreana tem um histórico negativo quanto à precisão das informações que divulga sobre o país vizinho. O departamento afirmou que não poderia confirmar o que os funcionários haviam dito aos parlamentares.

A Malásia não acusou diretamente Pyongyang pela morte de Kim Jong-nam, mas continua com as investigações sobre os norte-coreanos suspeitos, entre eles um diplomático da embaixada da Coreia do Norte em Kuala Lumpur.

Kim Jong-nam morreu no dia 13 de fevereiro no Aeroporto de Kuala Lumpur após duas mulheres lançarem uma substância química em seu rosto. A polícia identificou o composto como o agente nervoso VX.

Publicidade

Apenas uma gota contendo 10 miligramas da substância, ao ser absorvida pela pele, é suficiente para causar um colapso do sistema nervoso. Como sua ação é muito rápida, para ter chance de sobreviver uma pessoa teria de ingerir um coquetel de substâncias como antídoto praticamente logo em seguida ao contato com o agente.

A Coreia do Norte tem criticado severamente a investigação realizada por autoridades da Malásia sobre a morte de Kim Jong-nam. / ASSOCIATED PRESS

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.