Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE
Kevin Lamarque/Reuters
Kevin Lamarque/Reuters

Agência de segurança dos EUA irá desacelerar programa de espionagem telefônica

A Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) começou a desacelerar seu controverso programa que vasculha os registros telefônicos de milhões de norte-americanos, após a decisão do senado dos Estados Unidos de entrar em recesso, neste sábado, sem antes chegar a um acordo.

Estadão Conteúdo

23 de maio de 2015 | 15h09

"Nós dissemos durante os últimos dias que o processo de desaceleração deveria ter começado ontem, se não houvesse um acordo legislativo", afirmou um funcionário do governo. "Esse processo já começou."

A NSA, uma divisão das forças armadas, coletou registros telefônicos, como a duração das chamadas, destino de ligações realizadas, entre outros detalhes, por cerca de 10 anos em um programa secreto construído fora do Ato Patriótico, da lei de 2001 que ampliou a autoridade do governo de buscar pessoas suspeitas de terrorismo.

Não está claro, no entanto, quais as medidas que a NSA irá tomar. Funcionários da Casa Branca se recusaram a dar mais informações sobre, como por exemplo, se a agência vai destruir o banco de dados ou se vai simplesmente para de coletar. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
EUANSAespionagem

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.