Ahmadinejad demite ministro das Relações Exteriores

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, demitiu o ministro das Relações Exteriores, Manouchehr Mottaki, anunciou hoje a agência estatal Irna. No lugar dele foi apontado como interino o negociador-chefe do programa nuclear iraniano, Ali Akbar Salehi. Em um breve comunicado no site da presidência, Ahmadinejad agradece a Mottaki por seus quase cinco anos de governo. Não há, porém, uma explicação para a mudança.

AE, Agência Estado

13 de dezembro de 2010 | 12h05

Ao longo do último ano, a mídia iraniana afirmou que parlamentares pressionavam pela demissão de Mottaki, caso novas sanções ao país fossem impostas no Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em resposta a seu programa nuclear. Segundo esses relatos, os parlamentares argumentavam que o chanceler não era suficientemente forte ou persuasivo no cenário internacional.

Em junho, uma quarta rodada de sanções foi imposta ao Irã por seu programa nuclear. Potências lideradas pelos EUA temem que Teerã busque secretamente armas nucleares, mas o governo iraniano afirma ter apenas fins pacíficos, como a produção de energia. As informações são da Associated Press.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.