Ainda há muitas questões pendentes, diz ONU sobre acordo com Irã

País fechou no domingo com a AIEA sete medidas para aumentar transparência em programa nuclear

O Estado de S. Paulo,

10 de fevereiro de 2014 | 08h56

VIENA -  O Irã e a agência de energia nuclear da Organização das Nações Unidas (ONU) fizeram progressos nas conversas sobre o polêmico programa nuclear do país, mas ainda há várias questões pendentes, informou o inspetor-chefe do órgão nesta segunda-feira.

Tero Varjoranta falou a jornalistas um dia depois de o Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) fecharem sete medidas para ampliar a transparência do programa atômico iraniano.  Varjoranta disse que o progresso foi "bom", mas acrescentou: "ainda há muitas questões pendentes".

A  AIEA disse no domingo que o Irã concordou durante negociações em Teerã a adotar sete novas medidas práticas em três meses sob um acordo de transparência de novembro com a agência, que tem o objetivo de ajudar a acalmar as preocupações sobre o programa nuclear do país.

Pela primeira vez, uma dessas medidas trata especificamente de uma questão que é parte do inquérito da agência da ONU sobre o que chama de possíveis dimensões militares das atividades atômicas do Irã. Teerã tem repetidamente negado ambições militares. / REUTERS

Tudo o que sabemos sobre:
IrãAIEA

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.