Reuters
Reuters

Al-Qaeda divulga vídeo com mensagem de Bin Laden

Site americano informou que as imagens do terrorista parecem ser do mesmo vídeo encontrado na invasão do esconderijo do líder no Paquistão

Agência Estado

13 Setembro 2011 | 03h42

A Al-Qaeda divulgou nesta terça-feira, 13, um vídeo em razão do 10º aniversário dos atentados de 11/9, que inclui uma mensagem de Osama Bin Laden, assassinado em maio, e de seu sucessor à frente da rede terrorista, Ayman al-Zawahiri, informou o site americano que monitora a internet SITE Intelligence.

O SITE relata que o vídeo tem 62 minutos e é intitulado "O amanhecer de uma iminente vitória". Ele inclui um discurso de Zawahiri, que aplaude as revoluções que redundaram na "Primavera árabe". "Eu espero que essas revoluções restabeleçam um Islamismo autêntico e governos baseados na Sharia (a lei islâmica)", afirmou o novo líder da Al-Qaeda. Segundo ele, "essas manifestações populares são uma forma de derrota dos EUA".

O site americano informou que as imagens de bin Laden parecem ser do mesmo vídeo encontrado na invasão do esconderijo do líder no Paquistão, em maio, que havia sido exibido por Washington, porém, sem o áudio.

Bin Laden, que foi morto por soldados americanos em uma operação que envolveu as três forças armadas, alertou no vídeo para que os "cidadãos americanos não se façam escravos das grandes corporações, nem do dinheiro judeu". Ele recomendou ainda que os americanos leiam o livro "As Guerras de Obama", do jornalista veterano Bob Woodward, que mostra que as decisões militares dos EUA são tomadas pelo complexo industrial-militar, e não pelos poderes Legislativo, Judiciário ou Executivo. Na mensagem, Bin Laden reforça ainda que o slogan de campanha de Barack Obama "Sim, nos podemos", é falso, dada a apatia do líder nessas decisões bélicas. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
AL-QAEDAMENSAGEM119

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.