Reuters/FBI
Reuters/FBI

Al-Qaeda nomeia egípcio Saif Al-Adel sucessor de Bin Laden, diz CNN

Escolha é temporária e serviria para aplacar nervosismo da 'comunidade jihadista', segundo rede

EFE,

18 de maio de 2011 | 01h35

WASHINGTON - A organização terrorista Al-Qaeda nomeou como líder interino o egípcio Saif Al-Adel, que estava à frente da facção egípcia da rede terrorista fundada por Osama Bin Laden, segundo informou nesta terça-feira, 17, à rede CNN.

 

Veja também:

especialAs franquias da Al-Qaeda

especialA trajetória de Osama bin Laden

especialPasso a passo da caçada a Bin Laden

 

Saif al-Adel, de 50 anos, é também conhecido como Muhamad Ibrahim Makkawi. Ele foi escolhido temporariamente perante o nervosismo da 'comunidade jihadista' pela falta do anúncio formal de um novo chefe, de acordo com a emissora.

 

A CNN cita como fonte Noman Benotman, membro da Al-Qaeda durante mais de duas décadas e que recentemente renunciou à ideologia da rede.

 

Segundo a mesma fonte, a decisão foi tomada recentemente por cerca de seis a oito líderes da Al-Qaeda na região fronteiriça entre Afeganistão e Paquistão, perante a impossibilidade de uma reunião formal do conselho de chefes da organização.

 

Benotman indicou à CNN que a escolha pode gerar tensão no seio da Al-Qaeda, especialmente entre os membros sauditas e iemenitas da rede, que consideram que o sucessor de Bin Laden deve proceder da península arábica.

 

Saif Al-Adel lutou contra o exército soviético no Afeganistão, durante a década de 80, e se manteve no país até a queda dos talibãs, em 2001, quando fugiu para o Irã.

 

Do Irã, o terrorista organizou a facção da Al-Qaeda na Arábia Saudita, produzindo vários atentados no país desde 2003.

 

Após a morte de Osama Bin Laden, os especialistas haviam indicado que o sucessor mais provável do líder da Al-Qaeda era Ayman Al-Zawahiri, também egípcio e número dois da rede terrorista.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.