Alejandro Toledo lidera disputa presidencial no Peru

O ex-presidente Alejandro Toledo lidera a disputa presidencial no Peru, com 27% das intenções de voto, o que representa uma vantagem de cinco pontos porcentuais sobre sua principal rival, Keiko Fujimori, que tem 22%. Em terceiro lugar, segundo uma pesquisa publicada ontem pelo jornal El Comercio, está o ex-prefeito de Lima, Luis Castañeda, com 19% das intenções. A pesquisa foi realizada pela Ipsos-Apoyo, entrevistando 1.794 eleitores entre 12 e 14 de janeiro, em 17 cidades do país. A margem de erro é de 2,3 pontos porcentuais.

AE, Agência Estado

17 de janeiro de 2011 | 11h13

Toledo tem sua base de apoio nos setores mais pobres da sociedade, e também entre os campesinos, onde fica com 33% das intenções de voto. Já Keiko Fujimori, filha do detido ex-presidente Alberto Fujimori, tem mais apoio na região amazônica. Em Lima, a preferência é por Castañeda, que tem o apoio de um terço dos eleitores.

A representante do governo na disputa, a ex-ministra de Economia Mercedes Aráoz, renunciou ontem a sua candidatura, devido a uma disputa com a cúpula do Partido Aprista Peruano. Ela disse que renunciou porque o partido incluiu entre seus candidatos ao Congresso políticos investigados ou processados por corrupção. Segundo a pesquisa da Ipsos, Aráoz tinha 4% das intenções de voto.

Outros nove candidatos competem pela preferência dos eleitores na corrida presidencial. O primeiro turno das eleições será no dia 10 de abril. O vencedor assume em 28 de julho. As informações são da Associated Press.

Tudo o que sabemos sobre:
PerudisputapresidênciaToledo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.