Brendan Smialowski/AP Photo
Brendan Smialowski/AP Photo

Alemanha defende solução de dois Estados para paz entre Israel e palestinos

Ministro alemão de Relações Exteriores se distancia de Trump

O Estado de S.Paulo

17 Fevereiro 2017 | 03h17

BONN - O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, repetiu nesta quinta-feira, 16, que a solução de dois Estados é a única opção para o processo de paz no Oriente Médio. A declaração é dada um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que não necessariamente seu país apoiaria dois Estados, dizendo que cabe aos israelenses e aos palestinos decidir o melhor caminho para a paz.

Gabriel ressaltou também a importância da cooperação internacional, em um momento de medidas protecionistas pelo mundo, durante a reunião do G-20 em Bonn. O novo secretário de Estado americano, Rex Tillerson, estava presente. As autoridades dos demais países buscavam confirmação de que os EUA seguem comprometidos com a diplomacia multilateral, após Trump criticar aspectos de acordos internacionais em questões como comércio e mudança climática.

Gabriel disse que a reunião na cidade alemã era um símbolo para a importância do multilateralismo, já que a ex-capital da Alemanha Ocidental abriga um grande contingente da Organização das Nações Unidas e de outras entidades internacionais. / DOW JONES NEWSWIRES

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.