Alemanha diz que coronavírus está 'sob controle' no país

Taxa de infecção de pessoa para pessoa caiu a 0,7%, diz instituto local

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

BERLIM - A pandemia do novo coronavírus está "sob controle e é administrável" na Alemanha, anunciou nesta sexta-feira, 17, o ministro da Saúde, Jens Spahn. "Podemos dizer agora que tem funcionado, que conseguimos passar de um crescimento dinâmico a um crescimento linear, as taxas de infecção diminuíram de maneira significativa", destacou em uma entrevista coletiva, durante a qual explicou que a Alemanha já testou 1,7 milhão de pessoas.

De acordo com dados publicados pelo Instituto Robert Koch para o controle de doenças divulgado na quinta-feira à noite, a taxa de infecção de pessoa para pessoa caiu a 0,7%. Esse dado é um indicador crucial para as autoridades, pois permite medir os passos graduais da Alemanha para sair do confinamento, que forçou o fechamento das escolas e da maioria dos estabelecimentos comerciais.

Na cidade de Frankfurt, as pessoas aproveitam o dia de sol ao ar livre Foto: EFE/EPA/ARMANDO BABANI

PUBLICIDADE

A partir de segunda-feira, as lojas de até 800 metros quadrados poderão reabrir, caso obedeçam regras rígidas de higiene, anunciou na quarta-feira a chanceler Angela Merkel. As escolas poderão retomar as aulas a partir de 4 de maio, começando pelos alunos mais velhos. 

Durante a entrevista coletiva desta sexta-feira, Spahn informou que empresas alemãs produzirão 50 milhões de máscaras por semana a partir de agosto, incluindo 10 milhões do tipo FFP2, que apresentam uma proteção maior contra o coronavírus.

"Assinamos contratos com 50 empresas que desejam produzir 10 milhões de máscaras FFP2 e 40 milhões de máscaras cirúrgicas a partir de agosto", declarou o ministro. / AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.