Alemanha eleva nível de segurança por temor de ataques terroristas

Ministro do Interior pediu maior atenção da polícia nos aeroportos 'até segunda ordem'

PUBLICIDADE

Atualização:

BERLIM - O Ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, anunciou nesta quarta-feira, 17, que ordenará a elevação do nível de alerta no país devido ao que chamou de aumento da ameaça de uma ataque terrorista.

 

PUBLICIDADE

De Maiziere disse que a decisão foi tomada devido à recente interceptação de pacotes-bomba provenientes do Iêmen para países não identificados e a informações passadas para as autoridades alemãs de que extremistas islâmicos estariam planejando atacar o país.

 

Segundo de Maiziere, o atual risco de atentados é comparável ao das últimas eleições no país, quando as autoridades também elevaram o nível de alerta. O ministro pediu à polícia que aumente as medidas de segurança, especialmente nos aeroportos, "até segunda ordem".

 

"A situação da segurança na Alemanha se tornou mais séria. Temos indicações concretas de que há planos para uma série de ataques no fim de novembro", disse o ministro.

 

De Maiziere, porém, tratou de tranquilizar a população "Há motivos para nos preocupar, mas não para a histeria. Não seremos intimidados pelo terrorismo internacional em nossa vida, nem em nossa cultura ou em nossa liberdade", afirmou.

 

A Alemanha se vê como um potencial alvo de ataques por conta dos quase 4.600 militares que mantêm no Afeganistão - o terceiro maior contingente entre os 150 mil soldados que lutam contra a insurgência no país asiático, atrás apenas de EUA e Reino Unido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.