Alemanha: pesquisa mostra que eleitor prefere Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel teria 57% das intenções de voto contra 28% do candidato de oposição Peer Steinbrueck numa eleição direta no país, mostrou uma pesquisa realizada pelo instituto TNS Emnid e publicada pela revista Focus. Encomendada pela publicação, a pesquisa ouviu 1.005 cidadãos alemães entre 28 e 29 de novembro.

KELLEN MORAES, Agência Estado

02 de dezembro de 2012 | 14h57

A pesquisa também mostra que Merkel tem muita popularidade em várias áreas importantes. De acordo com o levantamento, 73% dos entrevistados consideram a chanceler mais competente do que Steinbrueck para tratar de política europeia. Apenas 14% preferem Steinbrueck. Merkel também ficou na frente como mais honesta, digna de confiança e mais competente para realizar coisas.

No entanto, em termos de política econômica e fiscal, 44% acreditam que o candidato de oposição seja mais competente, contra apenas 38% de apoio para Merkel.

Representante do Partido Social Democrata no pleito que deve ocorrer no próximo outono, Peer Steinbrueck foi ministro das Finanças durante o mandato anterior ao de Angela Merkel como chanceler da Alemanha. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.