Aliado de premiê da Geórgia vence eleição, diz pesquisa

Pesquisas de boca de urna indicam Giorgi Margvelashvili, aliado do bilionário primeiro-ministro da Geórgia Bidzina Ivanishvili, como vitorioso nas eleições presidenciais realizadas neste domingo. Se sua vitória for confirmada, substituirá Mikhail Saakashvili, que esteve no poder durante quase uma década e transformou a antiga república soviética numa jovem democracia que é fiel aliada dos Estados Unidos.

Agência Estado

27 de outubro de 2013 | 16h05

Margvelashvili, ex-reitor universitário com limitada experiência política, deve obter 67% dos votos, conforme preveem as pesquisas. O ex-líder do Parlamento David Bakradze, do partido Movimento de União Nacional Saakashvili teria alcançado 20,2% dos votos.

Para o atual presidente, esta será uma saída amarga, já que o resultado do pleito deve solidificar seu rival no poder, o bilionário primeiro-ministro Bidzina Ivanishvili, cuja coalizão derrotou o partido de Saakashvili na eleição parlamentar, um ano atrás.

Ivanishvili prometeu deixar o cargo no mês que vem e nomear um novo primeiro-ministro, que, de acordo com o novo sistema parlamentar da Geórgia, receberá muitos dos poderes anteriormente mantidos pelo presidente.

Ele ainda não divulgou sua escolha para o comando do país e declarou que pretende manter sua influência no governo, embora não esteja claro como fará isso. Mas a fortuna de Ivanishvili, estimada em US$ 5,3 bilhões, dá a ele considerável poder no país de 4,5 milhões de pessoas, cujo Produto Interno Bruto (PIB) é de US$ 16 bilhões. Fonte: Dow Jones Newswire.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.