Alta de imposto espanhol deve elevar receitas em ? 22 bi

A decisão da Espanha de aumentar o imposto sobre valor agregado (VAT) para 21% irá elevar as receitas do governo em 22,1 bilhões de euros nos próximos dois anos e meio, disse o jornal El País, citando fontes do governo.

AE, Agência Estado

14 de julho de 2012 | 13h03

As novas medidas de austeridade já anunciadas dentro do mais recente plano de 65 bilhões de euros da Espanha, para reduzir o déficit do país, inclui um aumento líquido de 29 bilhões de euros em impostos e 27 bilhões de euros em cortes de gastos, segundo o El País. Além da elevação do imposto sobre o valor agregado, o governo eliminou algumas deduções de tributos para as grandes corporações e aumentou outros, incluindo sobre o lucro de alguns profissionais independentes para 21%, do atual nível de 15%, diz a reportagem.

Essas medidas combinadas representam 56,4 bilhões de euros do aperto fiscal total e o governo deve anunciar novos ajustes nos próximos dias, o que inclui possivelmente mudança nas tarifas de energia elétrica, segundo o El País. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
receitaEspanha

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.