American Airlines negocia parceria com Japan Airlines

A AMR Corp, controladora da American Airlines, está negociando uma parceria com a Japan Airlines (JAL), disseram fontes próximas do assunto ao Wall Street Journal. A AMR também estuda comprar uma fatia minoritária na JAL, que enfrenta dificuldades financeiras, como parte do acordo. Qualquer investimento da segunda maior companhia aérea dos EUA, no entanto, ficaria limitado a centenas de milhões de dólares, disseram as fontes. Como já foi informado, a Delta também negocia a aquisição de uma fatia minoritária na JAL.

AE, Agencia Estado

13 de setembro de 2009 | 09h27

A AMR tem mantido "negociações intensas" com a JAL há mais de um mês, de acordo com uma das fontes. Os dois lados teriam feito "progressos significativos" em direção a um acordo. A JAL não foi encontrada imediatamente para comentar o assunto. A American tem um acordo de compartilhamento de códigos com a JAL que remonta à década de 1990, mas ocupa apenas o terceiro lugar entre as operadoras norte-americanas em termos de presença na Ásia, ficando atrás da Delta e da United Airlines. A American tampouco possui um centro de operações no Japão.

A parceria com a JAL poderia ampliar o compartilhamento de receita entre ambas as operadoras, bem como promoveria a tomada de decisão conjunta em áreas como rotas e agendamento. Segundo as fontes, a AMR procurou a JAL em junho, na Malásia. As negociações depois prosseguiram em Fort Worth, sede das operações da norte-americana, e executivos da AMR estiveram em Tóquio na semana passada trabalhando em mais detalhes do acordo.

Uma parceria entre ambas exigiria aprovação das autoridades reguladoras antitruste nos EUA e no Japão. A AMR já manteve discussões informais com autoridades em Washington e a resposta inicial foi "animadora", segundo as fontes. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
American Airlinesparceria

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.