Americanos libertados no Irã chegam a Omã

Os dois montanhistas norte-americanos libertados no Irã chegaram a Omã nesta quarta-feira. Repórteres da Associated Press viram a chegada do avião que levou Shane Bauer e Josh Fattal, ambos de 29 anos, libertados hoje de uma prisão de Teerã após o pagamento de uma fianças de US$ 1 milhão.

AE, Agência Estado

21 Setembro 2011 | 17h32

O advogado iraniano dos norte-americanos, Masud Shafiei, disse que o caso já terminou, pois o tribunal determinou que eles fossem liberados sob fiança. Os dois foram presos junto com Sarah Shourd quando faziam um passeio por uma zona fronteiriça entre Iraque e Irã. O trio dizia que entrou no país por engano, mas Teerã insistia que eles eram espiões.

Shourd foi liberada no ano passado, por razões de saúde, também após pagar fiança. O advogado dos norte-americanos disse que eles poderão voltar aos EUA sem problemas, como fez Shourd.

Os jovens foram recebidos em Omã por seus familiares. Shourd também estava lá para recebê-los.

Bauer e Fattal foram condenados na justiça por espionar para os EUA, piorando a relação entre os dois países. Segundo Shafiei, o dinheiro da fiança foi fornecido por Omã, um aliado dos EUA que tem boas relações com o Irã. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.