PUBLICIDADE

Análise: o apoio dos militares a Maduro na Venezuela

Pedidos de intervenção militar cresceram e soldados têm sido detidos por acusações de conspiração

Por Alexandra Ulmer e REUTERS
Atualização:

A câmera tremeu, o áudio da transmissão ao vivo da TV estatal foi interrompido e a câmera abruptamente cortou para centenas de soldados em fila após a explosão ouvida em meio ao discurso de Nicolás Maduro no sábado. A formação dos militares foi então rapidamente desfeita, com soldados correndo em pânico antes que a transmissão desse lugar a reprises.

“A debandada dos militares, transmitida ao vivo, deixa as Forças Armadas e os altos escalões militares com uma imagem muito ruim”, disse o ex-general e membro do governo Maduro, Hebert Garcia Plaza, que fugiu do país. 

Discurso de Maduro é interrompido na Venezuela; governo denuncia ataque com drones Foto: Reprodução de TV/ Reuters

PUBLICIDADE

“Este incidente faz Maduro parecer vulnerável, mas a verdade é que tem poder de reprimir seus inimigos porque ainda controla todos os níveis de poder”, disse o diretor da consultoria Control Risks, Raul Gallegos. “Qualquer fragilidade será compensada pela desculpa de que agora tem de reprimir seus inimigos internos, reais ou supostos.” 

Pedidos de intervenção militar cresceram e soldados têm sido detidos por acusações de conspiração. Militares muitas vezes lutam para conseguir três simples refeições por dia, mas em público os altos escalões seguem fortemente leais. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.