Angela Merkel lidera intenções de voto na Alemanha

O resultado de uma pesquisa eleitoral divulgado hoje mostra que a chanceler alemã, Angela Merkel, continua no caminho para formar uma maioria de centro-direita após as eleições nacionais no final deste mês. O levantamento da emissora de televisão ZDF, realizado entre terça e quinta-feira, mostrou que o apoio ao partido Democrata Cristão, ao qual pertence a chanceler, está em 37%, o mesmo porcentual de uma pesquisa realizada uma semana antes. Os Democratas Livres, um partido de oposição com o qual Merkel espera formar uma nova coalizão de governo, aparece com 15%, um ponto porcentual a mais. Esses resultados são suficientes para dar aos dois partidos a maioria.

AE-AP, Agencia Estado

04 de setembro de 2009 | 14h43

O partido de centro-esquerda, Social Democrata, ao qual pertence o adversário de Merkel, Frank-Walter Steinmeier, manteve o porcentual de 23% enquanto os Verdes perderam um ponto, caindo para 11% das intenções de voto. Já o partido A Esquerda subiu um ponto, para 10%, segundo a pesquisa. Os social-democratas saudaram as perdas do partido de Merkel em duas das três eleições regionais realizadas no domingo. Mas os resultados dos social-democratas nos pleitos regionais foram ruins. O partido faz parte do atual governo, formando a tensa "grande coalizão", resultado da indecisa eleição de 2005. Steinmeier é o atual ministro de Relações Exteriores.

Segundo a pesquisa, 62% dos eleitores querem Merkel como chanceler e apenas 26% preferem Steinmeier no cargo. O levantamento também revelou que apenas 31% dos eleitores gostariam de ver uma campanha mais agressiva. Opositores de Merkel criticaram o estilo de sua campanha, mas ela disse que não vai mudar sua atitude. A pesquisa, que ouviu 1.332 pessoas, foi conduzida pela empresa Forschungsgruppe. Wahlen e tem margem de erro de mais ou menos três pontos porcentuais.

Tudo o que sabemos sobre:
AlemanhaAngela Merkeleleições

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.