Anonymous derruba site do Departamento de Justiça

O coletivo de hackers Anonymous fechou na noite de quinta-feira o site do Departamento de Justiça dos EUA na internet, em retaliação pela operação do governo norte-americano contra o site Megaupload. O site do Departamento de Justiça (www.justice.gov) não podia ser acessado desde o fim da tarde e no começo da noite, mas já está novamente no ar.

AE, Agência Estado

20 de janeiro de 2012 | 11h56

"O governo fecha Megaupload? Quinze minutos mais tarde, Anonymous derruba sites do governo e de gravadoras", diz uma mensagem no Twitter postada por YourAnonNews, uma conta ligada ao coletivo Anonymous. Outras mensagens falam na derrubada de sites de departamentos de polícia locais nos EUA e de pelo menos uma gravadora, a Universal Music. Um funcionário do Departamento de Justiça ouvido pela Dow Jones recusou-se a comentar o caso.

No meio da tarde de quinta-feira, o Departamento de Justiça, ao qual está vinculado o FBI (a polícia federal dos EUA), havia anunciado o indiciamento de sete pessoas e acusações contra duas empresas, acusados de "conduzir uma empresa criminosa internacional, supostamente responsável por pirataria online maciça contra numerosos tipos de trabalhos protegidos por copyright, através da Megaupload.com e de outros sites relacionados, gerando mais de US$ 175 milhões em receita criminosa e causando mais de US$ 500 milhões em prejuízos a possuidores dos direitos". O Megaupload foi fechado pelo FBI.

Quatro dos sete indiciados foram presos na Nova Zelândia. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
EUApiratariaMegaupload

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.