
12 de março de 2010 | 20h59
Na Alemanha, a arquidiocese de Munique informou que o capelão suspeito passou por tratamento psicológico em 1980. A diocese informou ter ficado ciente de seus "sérios erros" pelo jornal Sueddeutsche Zeitung, que tratou do assunto em sua edição de sábado. O homem, identificado apenas como H, recebeu permissão para ficar na moradia para padres enquanto passava pela terapia, uma decisão na qual o então arcebispo Joseph Ratzinger esteve envolvido, diz o comunicado.
O documento diz que os funcionários acreditavam que era sabido que a terapia era relacionada a suspeitas "relações sexuais com meninos". Porém, o comunicado diz que um funcionários de posto inferior - o vigário-geral Gerhard Gruber - permitiu que ele realizasse trabalho pastoral em Munique, decisão pela qual assume "total responsabilidade".
A assessoria de imprensa do Vaticano destacou, num breve comunicado divulgado nesta sexta-feira, que Gruber assumiu "total responsabilidade" pela transferência do padre, após a terapia, para ações pastorais. A arquidiocese alega que não há acusações contra o capelão no período entre fevereiro de 1980 e agosto de 1982 em Munique.
Ele então se mudou para perto de Grafing, mas foi suspenso no início de 1985, após acusações de abuso sexual, as quais a arquidiocese não detalhou. No ano seguinte, ele foi condenado por abuso sexual de menores. A pena foi de 18 meses em liberdade condicional e uma multa de 4 mil marcos alemães, que equivaleria a US$ 2.800 em valores atualizados, prosseguiu a arquidiocese.
O principal bispo da Alemanha também explicou ao papa os casos de abuso sexual cometidos por clérigos em sua terra natal e disse que Bento 16 o encorajou a buscar a fé e atender às vítimas. No Vaticano, o arcebispo Robert Zollitsch disse que o papa ficou "muito consternado" e "profundamente tocado" enquanto era informado sobre o escândalo durante os 45 minutos de audiência privada no Vaticano. Ratzinger foi arcebispo de Munique e Freising entre 1977 e o início de 1982.
Encontrou algum erro? Entre em contato