Anúncio de ajuda à Grécia é esperado para amanhã

O primeiro-ministro da Grécia, George Papandreou, conduzirá uma reunião extraordinária de gabinete em Atenas amanhã pela manhã, horas antes de um encontro de ministros das Finanças da União Europeia (UE) em Bruxelas. Uma fonte no governo grego assegurou à AFP que um multibilionário pacote de resgate financeiro da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) à Grécia será anunciado durante o encontro de gabinete.

AE, Agência Estado

01 Maio 2010 | 14h23

A reunião de gabinete terá início às 3h30 (hora de Brasília), informa a assessoria de imprensa do chefe de governo grego. O encontro em Bruxelas está marcado para as 11h da manhã, também pela hora de Brasília.

A expectativa é de que a UE e o FMI forneçam à Grécia ? 45 bilhões somente para este ano. Segundo a ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, o total da ajuda pode alcançar de ? 100 bilhões a ? 120 bilhões no decorrer dos próximos anos.

"O acordo ainda não foi assinado, mas estará pronto até amanhã", assegurou a fonte. "Ele será anunciado durante a reunião de gabinete no domingo e será apresentado em detalhes, em entrevista coletiva, pelo ministro das Finanças (da Grécia) George Papaconstaninou", concluiu a fonte.

Depois do anúncio, Papaconstantinou deve viajar a Bruxelas, onde se reunirá com os demais ministros de Finanças da zona do euro. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
Gréciacrise

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.