Anvisa, Ministério da Saúde e Abras lançam campanha para a redução do uso do sal

Consumo diário no Brasil é de 12 gramas, quando o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas

Carolina Spillari, do estadão.com.br,

26 de julho de 2011 | 23h32

SÃO PAULO - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançaram nesta terça-feira, 26, uma campanha pela redução do uso do sal na alimentação dos brasileiros. A iniciativa tem o apoio do Ministério da Saúde.

 

O consumo diário de sal no Brasil atualmente é de 12 gramas, apontam dados da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. O recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de apenas 5 gramas.

 

No Portal do Ministério da Saúde está disponível o Plano de Ações. Sociedade civil e demais parceiros poderão enviar contribuições por meio de formulário específico.

 

Responsáveis por 68% das mortes ocorridas anualmente no país, doenças como câncer, diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias crônicas são o alvo da campanha. A hipertensão, que pode agravar o risco dessas doenças, é causada principalmente pelo alto consumo de sal.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.