PUBLICIDADE

Ao menos 50 morrem depois de beber água contaminada na Somália

Não estava claro como a água foi contaminada ou se o fato tem ligação com a ação de algum grupo militante; outras 150 estão internadas

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

MOGADISCIO - Ao menos 50 pessoas morreram na Somália depois de beber água contaminada de um poço ao norte de Mogadiscio, informou ontem o vice-comissário do distrito de Yaqshid, Osman Mohamed, ao canal americano CNN. 

PUBLICIDADE

Ele explicou que o poço havia acabado de ser construído. Pelo menos outras 150 pessoas que beberam dessa água foram internadas. Hawo Abdi contou à CNN que sua filha de 8 anos estava entre os mortos. 

Enquanto o acesso à água potável tem melhorado nos últimos anos, ainda há grandes e, às vezes, letais problemas em algumas localidades da África, especialmente na Somália - que detém um dos mais baixos índices de acesso à água do mundo. Segundo um relatório das Nações Unidas, 115 pessoas morrem a cada hora na África de doenças ligadas à falta de saneamento, higiene pobre e água contaminada. 

A falta de qualidade da água na Somália, porém, é apenas um dos problemas do país, como lembrou a CNN. Essa nação ainda lida com a violência persistente, ligada principalmente ao grupo militante radical Al-Shabaab. 

Não estava claro como a água foi contaminada ou se o fato tinha ligação com a ação de algum grupo militante. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.