AFP PHOTO / Jekesai Njikizana
AFP PHOTO / Jekesai Njikizana

Aos 92 anos, Mugabe é indicado para eleições de 2018 no Zimbábue

Delegados do partido governista Zanu-PF defenderam o apoio ao líder - no comando do país desde a independência da ex-colônia britânica, em 1980 - como candidato único para a próxima votação

O Estado de S. Paulo

17 Dezembro 2016 | 18h57

HARARE - O presidente zimbabuano, Robert Mugabe, 92 anos e no poder há 36, foi indicado como candidato, neste sábado, 17, para as eleições presidenciais de 2018, pelo seu partido, Zanu-PF, apesar de protestos e da crise econômica que atinge o país.

Como era esperado, Mugabe foi nomeado no congresso anual de seu partido, União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (Zanu-PF), que reuniu nove mil delegados em Masvingo, a 300 quilômetros da capital, Harare.

Os delegados defenderam "seu apoio ao presidente e primeiro-secretário, o camarada Robert Mugabe, como candidato único nas próximas eleições de 2018", declarou a vice-secretária do Zanu-PF, Eunice Sandi Moyo.

A indicação do antigo líder, no poder desde a independência da ex-colônia britânica, em 1980 (inicialmente como primeiro-ministro e, depois, como presidente), foi comemorada com aplausos de milhares de seus apoiadores, que gritavam "guie-nos, guie-nos, pai!".

Apesar de sua idade e de seus problemas de saúde, o líder não nomeou nenhum sucessor e não afirmou quando deixará a presidência, que exerce com mãos de ferro, reprimindo qualquer contestação, tanto dentro de seu partido quanto fora. / AFP

Mais conteúdo sobre:
Robert Mugabe

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.