Apoio de japoneses ao governo cai para 28%, diz jornal

O apoio ao governo do primeiro-ministro japonês Yoshihiko Noda caiu para 28%, de acordo com pesquisa do jornal Nikkei e da TV Tokyo realizada de sexta-feira até domingo com 962 famílias, ante 32% observados em junho. O índice é o mesmo registrado em maio, o menor do governo Noda, de acordo com a edição de segunda-feira do jornal.

AE, Agência Estado

29 de julho de 2012 | 19h19

A desaprovação ao governo aumentou seis pontos, para 63%, um recorde para o governo Noda. O apoio ao partido de situação, Partido Democrático do Japão (DPJ, na sigla em inglês), recuou 8 pontos, para 18%. A queda do apoio provavelmente ocorreu por causa da disputa política sobre a elevação do imposto sobre o consumo, que despertou a saída de cerca de 50 membros do partido, entre eles um dos líderes, Ichiro Ozawa.

Mas o apoio a partidos rivais mudou pouco, aumentando apenas 1 ponto cada. O Partido Democrático Liberal (LDP) atraiu 27%, o Partido Comunista Japonês (JCP) obteve 4% e o New Komeito, 3%. Por outro lado, os apoiadores de independentes aumentou para 32%, o maior nível desde o início das pesquisas, em 1987. As informações são da Dow Jones.

Mais conteúdo sobre:
JapãoYoshihiko Nodaapoio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.