PUBLICIDADE

Após críticas, Trump promete retirada prudente de tropas americanas na Síria

Presidente diz que saída de militares que combatem o Estado Islâmico ocorrerá em 'ritmo adequado'; decisão provocou demissão de chefe do Pentágono

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

WASHINGTON - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assegurou nesta segunda-feira, 7,que a retirada das tropas mobilizadas na Síria se fará a um "ritmo adequado" e de maneira "prudente". 

"Deixaremos (a Síria) a um ritmo adequado, enquanto que continuaremos lutando contra o Estado Islâmico e fazendo tudo o que for prudente e necessário!", tuitou o presidente.

Erdogan e Trump se comprometeram a "assegurar a coordenação militar, diplomática e em outras áreas para evitar um eventual vácuo de poder (...) após a retirada e a fase de transição na Síria" Foto: Olivier Douliery / AFP

PUBLICIDADE

Trump foi criticado por ter dito que o grupo extremista havia desaparecido e que as tropas americanas se retirariam da Síria imediatamente.

O Pentágono iniciou formalmente o processo de retirada das tropas americanas da Síria no fim de dezembro. A decisão de Trump levou à demissão do secretário de Defesa, Jim Mattis, que não concorda com a medida. 

A renúncia do general aposentado surpreendeu Washington e ocorreu um dia depois de o presidente americano desafiar as recomendações do Pentágono e de seus conselheiros ao anunciar a retirada dos soldados americanos da Síria.

Trump declarou “vitória sobre o Estado Islâmico”, apesar de o Pentágono e o Departamento de Estado dizerem que a luta contra o grupo na Síria não acabou./ AFP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.