29 de novembro de 2010 | 09h27
CIDADE DO MÉXICO - O nível de aprovação do presidente do México, Felipe Calderón, caiu em comparação ao ano passado, informa o jornal mexicano El Universal, citando dados de uma pesquisa publicada nesta segunda-feira, 28. Segundo a sondagem, a aprovação caiu de 50,4% em novembro de 2009 para 45,7% em novembro de 2010.
Além da queda na aprovação de Calderón, a pesquisa registrou que 48% dos mexicanos consideram que "o país vai por um caminho muito ruim". Os entrevistados também deram nota 6,2 para a gestão do presidente. Em novembro de 2009, a nota era de 6,6.
Os entrevistados citaram a segurança pública precária como o principal problema do México, seguido do desemprego, o desempenho ruim da economia e a corrupção. Apesar disso, a maioria ainda confia em Calderón - 53% dizem confiar muito ou um pouco no presidente, enquanto 41% dizem confiar muito pouco ou nada.
O México sofre principalmente com a violência do narcotráfico, concentrada nas áreas de fronteira com os EUA. Desde que o presidente Felipe Calderón assumiu a presidência, em dezembro de 2006, e declarou guerra ao tráfico de drogas, mais de 29.000 pessoas morreram em ações relacionadas ao crime organizado.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.