Aprovação de governo Obama cai para 53%, diz pesquisa

A queda de 9 pontos porcentuais na comparação com o período anterior é a maior já medida

PRISCILA ARONE, Agencia Estado

23 de outubro de 2009 | 16h43

Pesquisa do Instituto Gallup mostrou que a aprovação do presidente Barack Obama em seu terceiro trimestre no cargo (período entre 20 de julho e 19 de outubro) caiu para 53%, bem abaixo do porcentual de períodos anteriores, nos quais sua aprovação era superior a 60%.

A queda de 9 pontos porcentuais na comparação com o período anterior é a maior já medida pelo Gallup para um presidente eleito entre os segundo e terceiro trimestres de governo. Apenas Harry Truman, que não foi eleito para seu primeiro mandato, teve desempenho pior. Entre o segundo e terceiro trimestres de seu governo, sua aprovação caiu 13 pontos.

O assunto dominante do governo Obama no período foi a reforma no sistema de saúde. O presidente esperava que o assunto fosse votado pelo Congresso antes do recesso de agosto, mas isso não aconteceu. O desemprego também subiu no período, chegando perto dos 10%. O ponto alto do terceiro trimestre do mandato foi o fato de Obama ter sido agraciado com o Prêmio Nobel da Paz.

A queda de 9 pontos porcentuais do governo Obama está entre as maiores registradas para presidentes durante o primeiro ano no cargo. A maior foi a queda de 19 pontos de Harry Truman (entre o terceiro e quarto trimestres), seguida pela baixa de 15 pontos de Gerald Ford, registrada entre o primeiro e segundo trimestres. Para um presidente eleito, a maior marca foi de Bill Clinton, cuja aprovação caiu 11 pontos entre o primeiro e segundo trimestres de governo.

Tudo o que sabemos sobre:
EUAgovernoObamaaprovação

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.