Miraflores Palace/Handout via REUTERS
Miraflores Palace/Handout via REUTERS

Aprovação de Maduro é a pior desde que ele assumiu a presidência

Pesquisa do instituto Datanálisis indica que 19,5% dos venezuelanos tem uma visão positiva do líder chavista

O Estado de S.Paulo

18 de novembro de 2016 | 13h12

CARACAS - A aprovação ao presidente venezuelano, Nicolás Maduro, caiu para 19,5%, seu nível mais baixo desde que assumiu o cargo, em 2013. Os dados são de uma pesquisa do instituto Datanalisis divulgada nesta sexta-feira, 18. 

Em outubro do ano passado, o presidente era bem avaliado por 21,1% dos venezuelanos, a avaliação mais baixa até então. Em março deste ano, ele recuperou parte da popularidade e passou a ser aprovado por 33,1% da população. A frequência da pesquisa é semestral. 

Ainda de acordo com a pesquisa divulgada hoje, Maduro é rechaçado por 78,5% dos venezuelanos. 

Em meio à crise de popularidade, provocada pela pior crise econômica no país desde os anos 80, com inflação descontrolada e escassez de alimentos e remédios, o chavismo aceitou negociar, com ajuda do Vaticano, uma solução para a crise política no país. 

Desde o mês passado, governo e oposição tem negociado um acordo para o impasse, provocado pela anulação do referendo revogatório do mandato de Maduro.

Desde então, o governo tem libertado alguns presos políticos e a oposição concordou em retirar três deputados com a eleição contestada pelo chavismo da Assembleia Nacional. / AFP

 

Tudo o que sabemos sobre:
Nicolás MaduroVaticano

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.