AFP PHOTO / Saudi Royal Palace
AFP PHOTO / Saudi Royal Palace

Arábia Saudita felicita Trump e quer reforçar relações com EUA

Trata-se da primeira reação oficial saudita à posse do presidente Trump, cuja chegada à Casa Branca causa preocupações na região

O Estado de S. Paulo

23 Janeiro 2017 | 20h24

RIAD - A Arábia Saudita felicitou nesta segunda-feira, 23, o presidente americano, Donald Trump, após sua posse, e desejou "desenvolver e reforçar as relações com os Estados Unidos em todos os campos", informou a agência oficial SPA.

O Conselho de Ministros saudita, presidido pelo rei Salman, dirigiu "solicitações ao presidente Donald Trump por ocasião de sua posse", indicou a agência saudita ao divulgar o relatório sobre a sessão semanal do gabinete.

O Conselho lembrou "a solidez das relações entre a Arábia Saudita e os Estados Unidos e a vontade de desenvolvê-las e reforçá-las em todos os campos, pelo interesse de ambos os países e seus povos", acrescentou a SPA.

Trata-se da primeira reação oficial saudita à posse do presidente Trump, cuja chegada à Casa Branca causa preocupações na região.

Antes da posse de Trump, o ministro saudita das Relações Exteriores, Adel al-Jubeir, havia afirmado no dia 17 de janeiro que seu país é "otimista" e está ansioso para trabalhar com a nova administração.

A Arábia Saudita havia expressado preocupações antes do acordo sobre o tema nuclear iraniano acertado em 2015 pela administração anterior de Barack Obama e outros cinco países. Durante a campanha eleitoral, Trump denunciou este acordo e prometeu destruí-lo. / AFP 

Mais conteúdo sobre:
Arábia SauditaRiadDonald Trump

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.