Governo da Terra do Fogo/AP
Governo da Terra do Fogo/AP

Argentina celebra 1º casamento homossexual da América Latina

Província de Terra do Fogo emitiu decreto especial para permitir o registro do casal.

BBC Brasil, BBC

29 de dezembro de 2009 | 03h06

Um cartório na província argentina de Terra do Fogo registrou, nesta segunda-feira, o primeiro casamento homossexual da América Latina.

Os parceiros Alejandro Freyre, de 39 anos, e Jose Maria Di Bello, de 41, - ambos HIV positivo - celebraram a cerimônia civil no sul do país.

O casamento homossexual é proibido na Argentina, mas a governadora da província, Fabiana Rios, emitiu um decreto especial para o casal.

Um juiz da capital, Buenos Aires, proibiu a união dos dois no começo do mês. Eles planejavam se casar no dia 1º de dezembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Aids.

O casal então viajou à província de Terra de Fogo, onde conquistou o apoio da governadora.

Apesar de o Código Civil da Argentina proibir o casamento homossexual, a Constituição do país não cita esse tipo de união.

Segundo correspondentes da BBC no país, a governadora explorou essa brecha pouco clara na legislação do país para conceder a permissão para o casal.

"Nós estamos extremamente felizes e animados pelo que isso representa para todos os gays e lésbicas na Argentina", disse Di Bello.

Críticas

A Igreja Católica demonstrou preocupação sobre o casamento na Argentina. O bispo Juan Carlos disse à imprensa local que a união era "um ataque contra a sobrevivência da espécie humana".

Além disso, uma associação de advogados católicos questionou a legalidade do casamento homossexual celebrado no país.

Diversos países latino-americanos legalizaram as uniões civis entre casais do mesmo sexo, mas esse tipo de união geralmente confere menos direitos aos cônjuges do que o casamento comum.

Na última semana, o México se tornou o primeiro país da América Latina a permitir o casamento entre homossexuais, mas ainda não celebrou nenhuma cerimônia.BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.