Reprodução/Reuters
Reprodução/Reuters

Assad discursa e diz que pretende apenas defender a Síria dos inimigos

Presidente do país também agradeceu China, Rússia e Irã por não interferirem na política da nação

EFE,

06 de janeiro de 2013 | 08h57

EFE - O presidente sírio, Bashar al Assad, ratificou neste domingo que sua missão é somente "defender a Síria de seus inimigos", no conflito que definiu como algo "nunca visto" na região.

Em seu primeiro discurso à nação em cinco meses, Assad afirmou que por trás das milícias rebeldes está a ideologia da rede terrorista internacional Al Qaeda e ressaltou que existe um plano exterior para fragmentar o país.

Mas "a Síria é mais forte que seus inimigos e lhes dará uma lição", afirmou o líder na Opera House de Damasco diante de um público que cantou seu nome e o ovacionou diversas vezes.

Neste contexto, agradeceu à China, Rússia e o Irã por manterem-se firmes e "lutar contra a ingerência" dos países ocidentais e árabes que, para o líder, participam do "complô internacional" contra a Síria.

"Estamos em uma situação de guerra, em todo o significado da palavra, contra um inimigo exterior", reiterou antes de ressaltar que "defender o país é uma opção legítima e legal".

Assad defendeu novamente a resposta militar contra os "terroristas", já que em sua opinião "os que falam apenas de uma solução política para o conflito ou são ignorantes ou utilizam a mesma linguagem que os criminosos".

No mesmo tom, acusou os insurgentes de não serem opositores mas "terroristas" que atendem a interesses estrangeiros, o que transforma a guerra em "um conflito externo e uma ocupação política".

"Manteremos diálogo com qualquer um que discorde enquanto seus princípios estiverem baseados no patriotismo e não quiserem vender o país a seus inimigos", acrescentou.

Tudo o que sabemos sobre:
SíriaAssadAl Qaeda

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.